segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

combo: bar caldeira e cauxi

junte seus amigos mais queridos e vá aos dois lugares, exatamente nessa ordem. chorinhos, risos e cumplicidade, é disso que você precisa!

o bar caldeira foi uma novidade pra mim, diferente do bar do armando (com todo respeito) as chances de você encontrar a turistada chata e pseudos qualquer coisa, são bastante reduzidas. aproveite!



simpatia é a palavra chave, a própria cozinheira irá até sua mesa perguntar o que você gostaria de comer (e não é por falta de funcionários) muito mimo, adorei! o único inconveniente são os finos que os carros da rua tiram da sua mesa, paranoia ou não, me preocupou, um pouco.

Quando você sentir que está mais levinha (pelo alcool, não pela comida) vá ao cauxi, tudo parecerá legal a partir daí.

Tive a sorte (ou não) de encontrar este outro barzinho/espaço cultural em data comemorativa, pensei que era o halloween, mas em dezembro... não tinha cabimento... conversando, entendi que eles estavam fazendo uma homenagem à uma série norte americana "the walking dead". Ou algo assim. É cauxi, seu nome é interessante, mas não foi dessa vez.

Pra fazer parte do clube, eu teria que ser fã de Alaíde Negão, uma banda local, mas pra minha infelicidade, nunca ouvi nada do repertório desses manauaras (?). Uma outra dica importante é você cascaviar todos os filmes que você viu e não entendeu direito para conversar, marxismo está um pouco fora de moda, mas ainda te resta o existencialismo ou a esquerda petista (?) ... falar de política sempre combina com alguma coisa... mas se ficar muito complicado - afinal você não tá acompanhando o que tá rolando no planalto, no máximo já ouviu falar daquele magistrado negro... (qual era mesmo o nome dele?) - saia dessa o quanto antes e diga que você é Vegan! é batata!

As chances de você encontrar gente disposta (e que você tenha interesse) em conversar é incrível, e aí vai bastante pontos ao Cauxi, gostei. Notei que as pessoas legais ficavam do lado de fora da "casa", portanto, não precisei pagar pra usufruir do som e da companhia dos queridos.  

Neste caso, não interessa se você vai comer ou beber, você não precisa consumir nada! é absurdamente 08000, compensa muito. Se rolar um fominha, você não seguiu a dica direito, vá antes no caldeira, daí você chega "no jeito". se o dinheiro estiver curto, venha comido e bebido.

O cauxi tinha tudo pra ser um lugar legal, as pessoas até se esforçam... mas sei lá, não convence. Quem sabe na próxima.

anteu

Alguém já ouviu falar no anteu?

pois é... lembrei dele esses dias, tive que encarar o euclides recentemente, o cara dos sertões... e fiquei sabendo da história desse "mito".

o autor recorreu ao anteu pra falar dos sertanejos, eu tô recorrendo pra falar de mim mesmo.

percebi que estou escrevendo no imperativo, tal qual uma receita de bolo: faça, dobre, misture, pegue isso e aquilo. hoje não, ou não muito.

nas imagens que encontrei dele no google, foi lutando com hércules... todas eram estranhas, a técnica de pintura que menos me desagradou foi essa...

?

Todo mundo já ouviu falar no hércules. tive até amiguinhos na infância, com esse nome. mas nunca de anteu. Nesse UFC entre os dois, quem leva o cinturão é o hércules. vou contar um pouco da história com a ajuda da querida wiki:

Extremamente forte quando estava em contacto com o chão (ou a Terra, a sua mãe), ficava extremamente fraco se fosse levantado ao ar. Desafiava todos os seus possíveis rivais para combates corpo a corpo que terminavam invariavelmente com a morte do seu adversário. Um dos seus objectivos era utilizar os esqueletos dos viajantes que matava para edificar um templo em honra do deus seu pai. No entanto, Hércules conseguiu descobrir o seu calcanhar de Aquiles e conseguiu derrotá-lo. Hércules descobriu que nunca conseguiria vencer Anteu atirando-o contra o chão, assim como Anteu não conseguia derrotar Hércules esmagando-lhe o crânio. Hércules conseguiu a morte de Anteu, levantando-o do chão, mantendo-o suspenso até à morte. (grifos meus)


essa é a parte que nos interessa. Se você nunca ouviu falar da guerra de canudos, ou se despertou apenas uma ligeira lembrança do seu ensino médio... e se o livro lhe parece árduo demais, assista o filme, tem ator global nele.

Aquele johnny bravo do hércules nunca me convenceu, agora eu entendo o porque. 




domingo, 30 de dezembro de 2012

chorinho

Cândido Portinari

E quando você menos espera, aparecem os dias cinzas... lembra daquela piscininha de merda¿ ela está no seu quintal, não se engane... ela está sempre lá...

Chore, tome banho demorado, seque o cabelo, veja no jornal alguma programação qualquer, vale uma exposição: vá! sozinha.

Converse bastante por lá, seja semi simpática com desconhecidos, se interesse de verdade por aquilo que você tá vendo. Tente se inspirar de alguma forma. Se esta exposição for em alguns dos espaços do centro, quando o evento estiver miando, aproveite e vá ao largo. Você ainda não está pronta pra voltar pra casa.

Fique vendo o movimento e tente ser mais uma, se misture com as pessoas e a paisagem do lugar. No natal do largo você poderá encontrar crianças e adolescentes do Projovem, exaustas e famintas, ensaiando desde as 13:00, com a possibilidade de chegar em casa às 00:00, para uma apresentação coordenada por não sei quem da Disney...

Não seja crítica, nesse momento você só quer esquecer, ou lembrar, não sei.

Quando a praça começar a esvaziar e a tristeza bater, chegou a hora do sms, ligação, wpp, seja o que for! Aqui você não quer ser digna... você só quer um ombro amigo, uma conversa amistosa, um chorinho compreendido.

E a ajuda chega. Obrigada queridos do meu coração :*

sábado, 29 de dezembro de 2012

a linguagem dos nativos


Fui procurar no google algumas informações sobre o barzinho gargalo:


A pagação de pau não tem limits...

Voltando a noite de quarta:

Vá para o tal gargalo com aquela roupinha que todo mundo acha (menos seus pais) que você tá gatinha (leia-se: com alguma parte do seu corpo semi à mostra). Neste momento a roupa faz parte da fabricação do seu corpo.

O lugar é uma esquina aberta, repleta de gente por todos os lados. Logo me veio em mente a possibilidade de um caminhão de lixo desgovernado entrar por ali e acabar com aquela massa feliz. Gente, isso é possível em Manaus.

Não se desespere caso você se depare com uma balada lotada. Chegue junto no garçom e pergunte sobre a possibilidade de conseguir uma mesa de 3 lugares. Mesmo ele negando e não dando um cu de confiança à você, continue firme, não vá esperar suas amigas numa zona de conforto qualquer, faça uma observação panorâmica inventando um objetivo estúpido, seja ir ao banheiro ou atravessar o “pátio” até o outro lado, ou ver os preços no cardápio. Sim! Você precisa de um orçamento prévio de quanto sairá a empreitada.

Chegando ao balcão, você notará que o cardápio é pouco asseado. Pegue um lenço de papel e limpe-o antes de manuseá-lo, sugiro andar com álcool em gel na bolsa. As comidinhas parecem razoáveis, mas os preços não são tão compatíveis com o seu bolso de bolsista do CNPq, então não se empolgue. Uma outra decepção é a “entrada_cover”, apesar de estar numa esquina como qualquer outra, sem proteção ou ar-condicionado, por ser no Vieiralves, você paga dez reais pra sentar e ouvir aquela música que você não quer.

Coragem é algo impressionante, deveria vender na farmácia! Mais uma coisa que expande com uso... definitivamente. Passado o susto, fique ligeiramente perto do palco e observe se há uma mesa sobrando, afinal você tem um objetivo ali, procurar mesa!

Tente ouvir as músicas com atenção e observar se tem algum passinho adestrado pra você aprender, se sentir um deles faz parte dos objetivos específicos. Na altura do campeonato, você já está se achando uma mulher espartana, que atravessou o pátio, chegou ao balcão e está quase se divertindo com aquela situação... até esqueceu que suas amigas podem chegar a qualquer momento (ou não), mas isso não importa mais. Você conseguiu!

Esbarrar com pessoas conhecidas e queridas num lugar como esse, é como encontrar pérolas no chiqueiro, mas acontece! Conversando, vc começa a perceber que existe uma linguagem de sedução desconhecida, mas calma! Você vai aprender.

“o que é isso novinha?” era uma delas... , num primeiro momento, você lembra de já ter ouvido esse questionamento em algum lugar, arrisca que foi no facebook, mas nada muito concreto ao ponto de você pensar que domina o assunto.
                                                                                                                                                                   
Num segundo momento terá a impressão que é gíria de alguma novela que você não está assistindo... depois da carminha nada foi tão legal ao ponto de te prender na frente da TV.

O jeito é reconhecer sua ignorância e uma certa dificuldade em montar frases com essa  expressão... bom, sem delongas, vamos aprender juntos:

Que Isso Novinha?
Eu mc saed, fui da um rolé com um amigo na comunidade

Chegando lá ele me apresentou uma novinha, e me deu logo o papo reto,

Falou assim ó: essa novinha fode pra caralho ein,
Eu falei mentira, ele falou verdade,
Eu tirei a novinha de cima em baixo e falei: ele ta de caô,
Papo vai papo vem, consegui arrastar a novinha pra dentro do carro,ta ligado,
Ai ela mandou assim pra mim ó:
Deixa eu pegar na sua piroca, de-deixa?
Que isso novinha que isso que isso novinha que isso que isso novinha que isso que isso novinha que isso.
O bagulho foi ficando envolvente ai ela mandou assim ó, bota na minha buceta?
Que isso novinha que isso que isso novinha que isso que isso novinha que isso.
Com aquela cara de safada, com aquela cara de tarada ela mandou assim pra mim ó, dede-deixa eu sentar na sua piroca?
Que isso novinha que isso que isso novinha que isso que isso novinha que isso.
O bagulho foi ficando doido, o bagulho foi ficando louco, o vidro do carro ja tava ficando embaçado e ela mandou assim pra mim, me come de quatro?
Que isso novinha que isso que isso novinha que isso que isso novinha que isso que isso novinha que isso.
Minha piroca ja tava ficando envernizada, ja tava ficando naquele clima, quando ela mandou assim pra mim, eu não aguentei, goza na minha cara?
Caralho novinha que isso, caralho novinha que isso, caralho novinha que isso,
Que isso novinha, que isso,
Caralho novinha que isso, caralho novinha que isso, caralho novinha que isso, que isso novinha que isso,
Caralho novinha que isso, que isso novinha que isso, que isso novinha que isso, que isso novinha que isso, caralho novinha que isso


A letra da música é de ruborizar qualquer poeta erótico, no entanto, não se escandalize! Tente aproximá-la de alguma escola literária, certamente você já leu algo parecido.

O exercício que eu sugiro é ler com atenção e se possível, aprenda algumas dicas do sábio Mc Saed, você poderá usar tais técnicas corporais no futuro, esperamos que próximo.



HAI-KAIS


Por que lutam os bravos?
Querer liberdade
É coisa de escravos
Millôr

Vale fazer dancinhas e cantar em voz alta no quarto:




sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

ok, você está solteira.



Manual (melhor, trajetória) da mulher solteira em Manaus.

Quarta feira (antes não, afinal segunda e terça você mantém a linha séria no trabalho e termina seus artigos de fim de semestre) mas na quarta pode. 

Se você não tem um smartphone, compre. Você precisa ter o whatsapp. Atualmente as pessoas se sentem entorpecidas com o fato de “não pagar" por sms. Ligar? Nunca. É desespero.


Voltando ao manual. As 20:00 depois de ter feito uma hora ou duas de academia (sim, você irá se matricular numa academia, nem que seja aquela de 30 reais na esquina da sua casa). Você vai selecionando os contatos, sem muito critério com a seguinte frase: “qual a boa de hoje? Porão ou gargalo?" envie pra quase todos os contatos que você puder... afinal é um convite inofensivo. E aquela quantidade de gente te respondendo enquanto você se arruma, vai te fazer bem. acredite. 

A resposta mais animada e confiante, você completa: “ouvi dizer que um bar chamado lapa é super legal. A comida é gostosa e barata."

Na verdade, você detesta aquele lugar. É ser uma cidade muito provinciana mesmo pra ter um lugar chamado "Lapa"... até quando Manaus? ok. tem o cauxi e o muiraquitã, tucumã (hahaha)  mas vale um outro texto. 

Lá as mulheres usam farda. Não vá de farda por favor!!!! Use um pouquinho de criatividade, leia os blogs de moda, mas use seu cérebro (sério), ouvi dizer que ele expande com o uso. A "caipirinha" de morango é um lixo,  você não pediu uma salada de fruta com vodka! Mas você tem q admitir que a comida é boa. Tem comida japonesa!!! pizza!!!! lanchinhos mara!!!! feijoada!!! Preciso conhecer essa cozinha!!!! (ai, ai) tem uma outra coisa importante, o ambiente é animado... e  é esse o objetivo: respirar novos ares, ouvir musica e conhecer gente escrota (nova). 

Nunca desanime numa balada como essa. Qualquer coisa você vai no porão. Se tiver muito lotado, com fila, vá pra casa. sua pele vale mais um descanso do que uma noite em apuros neste lugar.

Isso foi uma noite hipotética, na  verdade estive no Gargalo.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

nadar na merda é para os fracos.


Quando você pensa que está no fundo do poço, eis que o poço pode ser uma piscininha de merda. sim! as coisas sempre podem piorar. Por ser um lugar quentinho e protegido, depois de um tempo tenha grandes chances de se tornar seu lugar favorito. cuidado!

Na medida do possível, vou ignorar que escrevo num blog. não vou me explicar. não e não. não quero saber de culpa ou satisfação pra desconhecidos.

Este tópico de abertura será sobre o "tempo". esqueçam as teorias filosóficas sobre ele, estou falado de dor de corno. tal como o nosso amigo reginaldo gosta (va) de compor.

Quando seu namorado te pedir um tempo, se desespere. Chore bastante e acredite que ele está muito confuso e magoado com você. Isso vai te  fazer bem por um tempo. Depois de passar alguns dias (vale para horas) pós o acontecido, se ele não mudar de ideia, gaste suas últimas munições enviando: "bom dia", "boa tarde", "ta td bem?". Se nada disso adiantar, mande uma foto sua, se possível com efeito instagram, segurando um bebezinho fofo.

Super funciona (só que não). Se você resolver fazer a linha digna, chamando o gatinho pra conversar, pedir desculpas pelo o que quer que você tenha feito e sugerir fazer as pazes... você merecerá o prêmio máximo da ONU. mas o "tempo" será sempre a melhor opção do seu ex_namorado (não chore, é pra você ir se acostumando com a ideia), afinal você deve entender que ele está muito magoado e confuso.

Para sair dessa roubada, ou melhor, dessa armadilha que você mesmo criou, com fiapos de dignidade (é o que te resta). Diga que você vai sumir da vida dele, até o pobrezinho se decidir e avisar a você.

Obviamente, você estará esperando por ele de braços (...) abertos. E assim darão continuidade nessa linda história de amor.

Se mantenha firme na proposta de sumir. É só o que você tem.

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...