domingo, 17 de março de 2013

CAPRICHOSO: torne-se a miss do boi

Edward Evans-Pritchard pira nos bois.

além de pesquisadora, você deve ter outros objetivos que incluam estilos de vida mais glamourosos. com a proximidade do festival de Parintins e partindo do pressuposto que você está na academia, mudou alguns hábitos alimentares, fez a dieta do pão*, está se achando mais "gata na balada" (...), você decidiu seguir os passos para se tornar uma verdadeira cunhã poranga do boi, de preferencia o seu: caprichoso.



Arrumar o seu projeto (eternamente) e os capítulos que você já começou para qualificar antes da sua viagem idílica ou estudar para concursos, podem ser tarefas deveras estressantes, no entanto, não pense que a miss do boi não faz os seus esforços. tratamentos de pele, academia intensiva, entrevistas, ensaios constantes, prova de alegoria, administração de bajuladores... farão parte do seu cotidiano, afinal, estamos falando do item 09 do festival minha gente. Vá no cartório e altere o município que você nasceu, aparentemente, você precisa ser de Parintins...

Brena Dianná é rainha do folclore, mas é um exemplo do quão prestigiosa será sua vida:





Para você que não sabe os itens avaliados no festival, aí vai: 

1. Apresentador;
2. Levantador de toadas;
3. Marujada;
4. Ritual indígena;
5. Porta estandarte;
6. Amo do boi;
7. Sinhazinha da fazenda;
8. Rainha do folclore;
9. Cunhã poranga;
10. Boi bumbá evolução;
11. Toada (letra e música);
12. Pajé;
13. Tribos indígenas;
14. Tuxauas;
15. Figura típica regional;
16. Alegoria;
17. Lenda amazônica;
18. Vaqueirada;
19. Coreografia;
20. Organização e conjunto folclórico.

Dito isso, perceba a importância da SUA figura no festival. arregace as mangas para conquistar o seu lugar ao sol, ou melhor, no bumbódromo. Durante muito tempo ou desde 1999, você quis ser a sinhazinha da fazenda (você tinha motivos) e com isso alimentar o seu boi favorito com sal. foi o que você aprendeu depois de todos esses anos de coreografia:

Garota linda vem me enloquecer


Seu corpo todo faz estremecer

Garota linda rostinho de anjo

És sinhazinha, sinhazinha do meu boi




Ela vem chegando vestido rendado

Gira a sombrinha pelo ar

Faz o meu amo se apaixonar

Tirando versos para ele se encantar




Sentada na porteira do curral

Chama o meu boi pra comer o sal

Sal, sal, sal

Chama o meu boi

Pra comer o sal




Vem do gingado, vem do bailado

Faz a galera balançar

É no capricho, Caprichoso do meu boi

Que a sinhazinha da fazenda vem

Dançar





A sua casa sempre foi uma casa de mulheres, por ser vizinha da sua avó, você conviveu intensamente com suas tias e primas como irmãs. brincar de casinha infinitamente, brigar por bonecas, gritar uma com a outra, criar apelidos cabulosos (banana, pacu, calango, formiga, seca, barata branca, bodósqui...), cair, ralar o joelho e não chorar... sua mãe ou vó iam te obrigar a tomar banho. catar folha de jambeiro e fazer sopinha com sal,  fazia parte da sua rotina. 

Ficamos adolescente todas juntas e a obsessão da época, era aprender as coreografias das toadas. Íamos quase todas as quartas feiras para os ensaios no curral do boi caprichoso no sambódromo. era um alvoroço quando alguém aparecia com o CD novo do caprichoso, precisávamos ensaiar em casa também, para no sábado brilhar loucamente mostrando a todos o quanto sabíamos. Festas? aniversários? éramos atração.

que nossa vó/mãe não soubessem, mas o sonho secreto de todas era se tornar uma dançarina do arlindo júnior. 

A saber, o item 07, representa "a filha do amo do Boi, cujo brinquedo de estimação é seu boi mais amado e mais bonito, o boi caprichoso (...) reverencia as influências da cultura do branco e toda a pujança dos vestidos das sinhás dos tempos coloniais". 

Item 07: sinhazinha da fazenda

depois de aprofundar leituras e conviver com questões indígenas de forma mais aproximada, o item 09 ganha em disparada nas suas recentes ambições, definitivamente, você não quer fazer parte dos colonizadores... 

veja lá o quão especial pode ser uma cunhã poranga:

"é a mulher mais bonita das tribo do Caprichoso"

é disso que eu tô falando! 

"tem na sua essência a garra, o mistério e o espírito guerreiro das lendárias Amazonas, expressando em sua dança os sentimentos de amor e paixão, suaves como o remanso dos igarapés e fortes como os banzeiros do grande rio. Sua beleza realçada pelos cabelos negros, traduzem toda a singularidade da mulher nativa da Amazônia".

Cunhã poranga do boi caprichoso

A cunhã poranga é um personagem que substitui o item Miss do Boi. e é isso que você quer na sua vida até o final do mês de junho. As passagens estão caras, os ingressos para o festival estão pela hora da morte, e você precisa ser criativo para encarar as despesas.  Se tornar um item, faz parte dos planos. 






Um comentário:

  1. Natasha, fiquei pensando como seria seu nome em sateré-mawé ou na língua das etnias da área de Parintins...também foi uma alegria voltar e me encontrar com tão elevado projeto!
    Autóctone, sadio e politicamente correto, inclusive pras discussoes de gênero. Nota 10 no item "escolha de tema". Fico na torcida (marujada?) pra que a cunhã poranga que está encubada dentro de você há tempos possa ver a luz (as luzes e holofotes!) em breve!
    Por favor, mantenha-nos informados. ;)

    ResponderExcluir

textos relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...